comida

O Dia da Mulher vai ser celebrado em São Vicente com jantar e uma festa épica

A tradição cumpre-se mais um ano nesta freguesia de Braga. A participação custa 20€ e tem vagas limitadas.
Vai ser uma autêntica "girls night".

Era 1908, quando cerca de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres. Contudo, esse dia só viria a ser oficializado internacionalmente em 1975, pela ONU.

A data tornou-se um motivo único para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, política e economia, ao mesmo tempo que promove a igualdade de género. Por isso mesmo, a Junta de Freguesia de São Vicente vai promover mais uma edição do seu tradicional jantar com festa à mistura.

“8 de março, como é tradição, vamos celebrar a vida com as mulheres vicentinas (e não só) e passar um bom momento na nossa Junta de Freguesia. Reserve já o seu lugar, numa noite animada e cheia de surpresas. Será uma jantar incrível para homenagear todas as mulheres que fazem a diferença na nossa comunidade. Será um momento marcado pela partilha, empatia e boa disposição”, convida a autarquia local através de uma publicação nas redes sociais. 

O jantar tem um custo de 20€ por pessoa. Inclui pratos típicos minhotos com vinhos para acompanhar, com marcado para as 20 horas. 

Se quiser participar, terá de realizar a inscrição prévia online. Pode pedir mais informações sobre o evento através do email geral@nulljf-svicente.pt. 

Ainda no âmbito do Dia da Mulher, o Braga 25 vai promover o primeiro festival de hip hop feminino nas suas quatro vertentes, rap, beats, graffiti e breaking. O dia ficará marcado pela presença da Muleca XIII num concerto pelas 21h30 no antigo Quartel de Bombeiros Sapadores de Braga. Antes disso, à tarde, a artista estará presente numa oficina de graffiti que decorrerá nas paredes exteriores da Piscina Municipal de Parretas.

Na mesma tarde, desta vez na sede da Associação Parretas Team, Beatriz Freitas, locutora e entrevistadora independente, e Lia Pereira, jornalista do Expresso, juntam-se para conversar sobre o papel das comunicadoras na promoção da igualdade de género na cultura e, em particular, no hip hop.

Já para as mulheres atletas (e não só) a Braga Ciclável está a promover um passeio em bicicleta pela cidade. “Vamos pedalar e celebrar as conquistas e lutas das mulheres ao longo da história e na atualidade, dando a conhecer quem eram as mulheres que dão nome a algumas (poucas) ruas de Braga”, pode ler-se numa publicação nas redes sociais. 

O passeio comemorativo arranca pelas 15 horas no Chafariz da Praça da República. A participação é gratuita, só tem de levar a sua bicicleta e inscrever-se online.

Até lá, carregue na galeria para conhecer as propostas da marca bracarense Hécate — e ofereça um presente a si mesma nesta data especial.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA