Tiago Brás e Luís Martins são amigos de longa data. Desde 2015 que trabalham juntos com um único objetivo: desmistificar a ideia de que os cuidados de cabelo e beleza, no geral, são exclusivos das mulheres. Com uma experiência entre oito e dez anos respetivamente, no ramo de salões e barbearia, a dupla de amigos abriu o primeiro salão da Blend há um ano e meio, em Guimarães. A 7 de agosto do ano passado chegaram a Braga.
Porém, antes disso, percorreram um longo caminho que envolveu o desenvolvimento de uma marca de cuidados exclusivos para o homem. “Sempre partilhámos a mesma visão que é investir em conhecimento. Ao longo destes anos, participámos em formações extensas e intensivas em cidades como Nova Iorque, Paris e Londres. O nosso objetivo era adquirirmos o máximo de conhecimentos, tecnicamente falando, para conseguirmos oferecer o melhor serviço ao nosso cliente”, começam por explicar os empreendedores com idades entre os 30 e os 33 anos.
Antes de lançarem a marca em conjunto, ambos já trabalhavam num salão e a sua cumplicidade levou-os a unir forças para se lançarem num negócio próprio. “Fazer negócios com pessoas próximas de nós, por vezes, é complicado e até pode acabar com relações, familiares ou de amizade. Entre nós, tem dias. Mas acabamos por ser um complemento um do outro. Entendemo-nos bem mesmo quando há brincadeiras pelo meio”, confessam.
E acrescentam: “Até houve uma vez que estávamos os dois no salão com um cliente e o senhor disse que não voltava mais. Quando perguntámos a razão, ele disse que estávamos muito calmos e não estávamos a brincar. Faz parte da nossa personalidade e até ajuda a quebrar o gelo sempre que recebemos um cliente novo. Apesar de os homens, como se costuma dizer, serem eternas crianças, queremos focar-nos num serviço e atendimento premium para quem nos vista”.
As experiências em cidades estrangeiras fizeram com que os jovens estudassem melhor o ramo e compreendido como melhorar o serviço prestado em Portugal. Por exemplo, lá fora entre 2015 e 2017 era muito comum os barbeiros funcionarem com marcação. Por cá, era algo que não se via, os clientes costumavam apenas aparecer pelo salão e esperar pela sua vez. Nesse sentido, esta dupla teve de orientar e reeducar os clientes.
“Podemos afirmar com certeza absoluta que, em 2017, fomos os primeiros a nível nacional a ter marcação online no salão onde trabalhávamos. Só passado um ano é que começou a encontrar-se essa modalidade com maior frequência, mas ainda hoje é raro. Nós sempre defendemos o atendimento por marcação porque, para além de ser mais organizado o nosso trabalho, otimizamos o nosso tempo e o do cliente, que chega, faz o serviço e vai à vida dele”, defendem.
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Em 2019, Tiago e Luís começaram a desenvolver a sua própria marca de cosméticos, a Fuse Cosmetics, com séruns, champôs, cremes e outro tipo de produtos utilizados no salão e que também se encontram disponíveis para os clientes comprarem. A marca acaba por ter uma gama de produtos ideal para cada tipo de cabelo ou para finalização de penteados. Mas porquê a escolha de um serviço tão personalizado e premium para o cuidado do homem? A resposta é fácil.
Os homens não têm o hábito de secar o cabelo no dia a dia e não fazem um acompanhamento correto em casa para cuidar não só do cabelo, mas do aspeto pessoal em geral. Existe a ideia errada, de que os cuidados de imagem são uma tarefa exclusiva das mulheres. E é precisamente esse argumento que os profissionais querem contrariar.
“O cabelo do homem também requer cuidado e, muitas vezes, os tratamentos em casa não são feitos da forma correta. Os produtos utilizados devem ser bons e, para além dos nossos, que são testados e aprovados pelo Infarmed, há outras marcas com resultados fantásticos. No entanto, é preciso o cliente entender qual é a necessidade que tem e o produto de que precisa”, afirmam.
Nesse sentido, a aposta constante na formação é fundamental para a marca e para os membros que integram a equipa da Blend, ou seja, além da dupla investir constantemente em formação, não só das últimas tendências no mercado em termos de corte e técnica, como também em Marketing e Gestão de Empresas, esforçam-se por formar constantemente os membros fixos da equipa e os que vão entrando.
“Para um cliente, pode ser confuso ou avassalador escolher o produto certo ou saber que produto usar. O cliente que chega à Blend não vem só cortar o cabelo, mas cuidar da imagem dele, daí que passemos esta informação aos nossos colaboradores, para eles conseguirem explicar ao cliente o que precisa ou não”, defendem.
Quanto aos serviços disponíveis na Blen Men’s Salon de Braga, há dois tipos de corte: o normal e o premium. O primeiro acaba por ser considerado um corte que leva menos tempo, até 30 minutos. Já o serviço premium é mais demorado, podendo levar até uma hora e inclui champô, algum tipo de tratamento na lavagem. Neste caso, envolve sempre uma consulta prévia com o cliente — se for a primeira vez, para perceber o que o cliente quer e orientá-lo caso o corte que deseja não seja o melhor para o seu tipo de cabelo ou imagem no geral.
O corte normal tem um custo de 13€ e o premium, 18€. Um serviço de cabelo e barba pode ir até aos 25€ e se for preciso algum tratamento facial, acrescem 14€. Há ainda outros serviços disponíveis como permanentes, barba, tratamentos faciais e limpezas faciais. O único serviço que não é feito, por enquanto, é o de coloração porque requer outro tipo de técnicas e formação e não é um serviço com que a marca, de momento, se identifique.
A Blend conta com uma loja em Braga. Em Guimarães, onde nasceu, há um espaço no centro da cidade e numa pequena vila, Taipas. Está prevista a abertura de uma quarta loja em Paços de Ferreira ainda no final do primeiro trimestre do ano. À NiB, a dupla revelou estarem previstas mais aberturas na zona norte, bem como uma academia de formação para barbeiros.
A loja de Braga segue a linha da imagem da Blend, isto é, uma decoração moderna e onde predominam as cores neutras como branco e preto. A loja é bem iluminada e conta ainda com plantas para decorar o espaço e torná-lo mais acolhedor.
Carregue na galeria para conhecer o espaço e ver alguns dos cortes.