Quando Phoebe Philo regressou à indústria da moda, em outubro de 2023, após seis anos afastada das passarelas, presenteou todos os “philómanos”, como são conhecidos os fãs da criativa, com uma síntese do que faz de melhor. Na coleção de estreia da marca homónima (e nas seguintes) vimos propostas que as mulheres mais exigentes do mundo querem usar. Entre as novas tendências do street style há uma que se destaca: o funnel neck.
Desde então, todas as linhas têm piscado o olho a alguns designs que marcaram presença, de forma assídua, nos desfiles que preparou, durante o seu mandato na Celine. Os casacos com golas subidas de vários tipos têm sido um elemento fundamental na carreira da designer, uma das queridinhas do público.
Dois anos, depois o efeito Philo (Sim, existe) continua a surgir através de silhuetas estruturadas e pensadas ao pormenor. Para o outono-inverno, está na base de uma tendência específica que recebeu o nome de funnel neck jacket e que, no fundo, consiste nestes agasalhos de gola alta.
É verdade. Dificilmente vai precisar de um cachecol quando se pode aquecer com uma das tendências mais populares e chiques da estação. E, se o orçamento não permite que chegue ao catálogo da estilista britânica, não se preocupe, que há muitas opções disponíveis nas lojas.
Este ano, surgem também numa grande variedade de materiais, desde couros luxuosos a lãs quentes, passando por tecidos técnicos. Todos possuem em comum esta sensação de elegância, bem como a praticidade, funcionando como uma armadura para enfrentar frio, vento e chuva.
Nas passarelas de outono-inverno 2025, vários criadores, de Paris a Nova Iorque, apostaram nesta silhueta moderna. Vimo-lo através de marcas como Victoria Beckham, Stella McCartney, Chloé, Khaite e Gabriela Hearst e, na apresentação das propostas para a estação quente de 2026, continua em força, prova de que a tendência veio para ficar.

Fora das passarelas, estes casacos já viraram uma peça-chave do street style, muitas vezes usados com zíper para serem ainda mais versáteis. Disponíveis nas lojas, os modelos variam dos trench coats aos bombers, passando pelas parkas.
Uma das opções mais populares é em couro macio, contando com as mesmas linhas simples, gola chamativa e uma força discreta e minimalista. Mas não falaremos de um casaco para a estação fria sem os tecidos felpudos também no topo das preferências dos fashionistas.
Se prefere uma opção de transição, as propostas feitas de algodão, linho ou uma lã mais leve são ideais para os dias em que o tempo está instável. Quando os termómetros começarem a cair a pico, e o inverno apertar, pode trocá-lo pelas alternativas de lã que não falham.
Uma das principais vantagens é que, além de elegantes, estes sobretudos também ajudam a realçar o rosto, independentemente da forma que os escolhe usar. Uma das dicas mais populares é combinar com uma camisola de gola alta em alguma cor viva (como o vermelho) para criar algum contraste.
O truque, quando se trata de uma gola alta, seja em casacos ou em camisolas, é apenas um: não comprar peças cujo tecido é duvidoso e haja a mínima probabilidade de serem ásperas e provocarem vermelhidão no pescoço.
Carregue na imagem para conhecer as propostas da NiT com casacos de gola subida para os próximos tempos, com preços a partir dos 29,99€.

LET'S ROCK






