cultura

Aula de ioga ao som de música clássica ao vivo e recitais. Vem aí o Festival Arcada

O evento que celebra os instrumentos de cordas regressa ao concelho para a quarta edição. Conheça a programação na íntegra.
Vai poder ver ao vivo a Orquestra da Sinfonietta de Braga.

Os instrumentos de cordas, com destaque para o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo, constituem a base de uma orquestra sinfónica contemporânea. A categoria dos cordofones (nome técnico) ocupa, por isso, um lugar de destaque no universo da música clássica. 

O Festival Arcada, que nasceu com a missão de tornar este género mais acessível e próximo de diferentes públicos, regressa a Braga entre 4 de julho e 2 de agosto. Esta quarta edição apresenta o programa “mais rico e diversificado de sempre”.

Organizado pela Sinfonietta de Braga, o festival pretende celebrar a música para cordas em todas as suas vertentes, reunindo intérpretes de renome, entusiastas e profissionais, mas também quem se aproxima deste universo pela primeira vez.

Entre os destaques da programação estão nomes como David Cohen (violoncelo), Nancy Zhou e Eliot Lawson (violino), a Sinfonietta de Braga, o maestro Jean-Marc Burfin, e os pianistas Pedro Emanuel Pereira e Vera Font.

Além dos concertos e recitais, o evento aposta em formação especializada, com masterclasses e outras ações dirigidas a estudantes e docentes, conduzidas por figuras de referência como Mimi Zweig, Géza Szilvay, Nancy Zhou e David Cohen.

Para o público em geral, há novidades como a sessão de ioga acompanhada quinteto de cordas StringFlo, agendada para 12 de julho, às 17 horas, no Museu Nogueira da Silva, e sessões de musicoterapia pensadas para pessoas com necessidades específicas.

Outra atração é a exposição de instrumentos e arcos históricos da coleção Adamov, uma oportunidade rara para músicos e apreciadores da arte da luteria. O programa inclui ainda o primeiro Concurso Nacional de Violino Prémio Arcada, que pretende valorizar jovens talentos.

O Festival Arcada decorre em vários espaços emblemáticos de Braga, como o Auditório São Frutuoso, Museu Nogueira da Silva, Reitoria da Universidade do Minho e Conservatório Bonfim. Algumas iniciativas têm acesso livre, como o recital de duo de violinos com Eliot Lawson e Lev Adamov, a 2 de agosto, pelas 21h30, na Reitoria da Universidade do Minho. Para os restantes eventos, os bilhetes variam entre 10€ e 12€. Ambos (gratuitos e pagos) requerem reserva obrigatória através da plataforma online.

Confira baixo a programação detalhada do Festival Arcada.

4 a 6 de julho — Concurso Nacional de Violino Prémio Arcada, no Auditório São Frutuoso, com entrada livre.

5 de julho, 21h30 — Recital de violino e piano com Eliot Lawson e Pedro Emanuel Pereira, no Auditório São Frutuoso.

12 de julho — Aula de ioga com quinteto de cordas StringFlo, no Museu Nogueira da Silva.

15 a 18 de julho — Masterclass de violino e Música de Câmara com David Cohen no AE do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

18 de julho, 19h30 — David Cohen e Jean-Marc Burfin com a Orquestra da Sinfonietta de Braga, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho.

19 a 21 de julho — Formação para professores “Aplicabilidade do método” por Géza Szilvay, no AE do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

28 de julho a 1 de agosto — Formação para professores com Mimi Zweig, no AE do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

28 de julho a 1 de agosto — Masterclass de violino com Nancy Zhou, no AE do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

28 de julho, 14 horas — Mesa redonda “O outro violino. Da música de concerto às comunidades locais” com Mimi Zweig e Samuel Martins Coelho, moderado por Maria Helena Vieira, no AE do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

30 de julho a 1 de agosto — Exposição de instrumentos e arcos antigos, no AE do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, com entrada livre.

1 de agosto, 19 horas — Recital de violino e piano com Nancy Zhou e Vera Fonte, no Auditório José Sarmento.

2 de agosto, 21h30 — Duo de violinos com Eliot Lawson e Lev Adamov, no edifício da Reitoria da Universidade do Minho. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA