Nos anos 80 e 90, sem YouTube e Internet que nos mostrasse os videoclipes dos nossos artistas favoritos, a MTV era quase uma religião. Ficávamos horas a fio a ver videos no sofá, a aprender coreografias com a Britney Spears ou a admirar a magia dos concertos Unplugged, feitos ao vivo e de forma acústica.
O canal norte-americano, exclusivamente dedicado a música, chegou a Portugal na década de 90 e durante anos era o favorito de geração mais jovem. No entanto, os bons e velhos tempos do mais famoso canal de música já não voltam. Mais: segundo a estação, os canais de música vão ser oficialmente encerrados até 31 de dezembro de 2025.
A notícia foi confirmada pela Paramount Global, a dona da marca, que se prepara para fechar cinco canais: MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live. A operação começa no Reino Unido e Irlanda, seguindo-se depois países como França, Alemanha, Polónia, Hungria, Brasil e Austrália.
A decisão surge num contexto de cortes orçamentais agressivos por parte da Paramount, que se fundiu este ano com a Skydance Media. Não se trata apenas de uma questão de dinheiro, já que a mudança na forma como se consome a música mudou drasticamente nas últimas décadas, sobretudo com plataformas com Spotify ou YouTube.
Agora, resta a marca digital e os eventos como os VMA ou os EMA, que deverão continuar a realizar-se anualmente.

LET'S ROCK






