Um evento que pretende ser a celebração “mais vibrante e empolgante” do ano. Esse é o mote que no verão passado deu lugar à estreia do Festival da Juventude, uma festa onde os jovens podem expressar-se, divertir-se e criar memórias. Já foi divulgado que esta festa que quer reunir os jovens bracarenses e da região num fim de semana inesquecível, está de regresso mais uma vez ao Parque Desportivo da Rodovia, a 4 e 5 de julho.
Cultura, música e diversão prometem voltar a ser os motes para a segunda edição do festival, que tem como grande missão criar um espaço onde os jovens possam expressar livremente a sua identidade. Outro grande objetivo do evento é promover o que de bom se faz culturalmente dentro do concelho e na região, servindo de palco para bandas e artistas reconhecidos, mas sobretudo, emergentes.
Ao longo dos anos, Braga tem vindo a realizar Semanas da Juventude ou Dias da Juventude. Contudo, tal como revela a vice-presidente da Câmara de Braga, Sameiro Araújo, fazia falta um festival. “Foi por isso que decidimos, no ano passado, avançar com a criação deste evento, envolvendo o Concelho Municipal de Juventude, e criar parcerias com outras associações juvenis, para criar um evento que fosse ao encontro de todos e tivesse a colaboração de vários agentes da juventude”, admite.
O local escolhido para acolher o festival, o Parque Desportivo da Rodovia, foi pensado de modo a acolher a maior quantidade de jovens possíveis, para além de ser um espaço com uma beleza inigualável. Por outro lado, a presença das associações juvenis da cidade permitirá ainda incentivar a inovação e o empreendedorismo, dando também visibilidade a projetos inovadores e fomentar a participação ativa e vida saudável, através de atividades radicais e desportivas.
Tal como aconteceu na primeira edição, o evento trará as performances de diversos DJs e além de eventos de cariz recreativos, haverá lugar para atividades desportivas e radicais, concertos, palestras, workshops, entre outras propostas, todas de entrada gratuita.
A Unidade de Juventude da Câmara de Braga admite querer repetir este ano “o sucesso da edição anterior”, apelando também a uma maior participação das famílias. Maria João Silva, chefe da unidade, adianta ainda que além da programação musical e desportiva, haverá ainda um mercado de rua para criadores. A organização garante revelar novidades e a programação do evento “brevemente”.