Na primavera do ano passado, nasceu um festival que pretendia responder ao anseio das entidades culturais locais em promover e desenvolver o teatro no concelho de Braga. O Braga En’Cena é assim uma iniciativa complementar que visa apoiar ativamente estas entidades culturais que se dedicam ao teatro na região, com novas produções tanto em projetos individuais como coletivos A segunda edição do projeto arranca este domingo, 23 de março, no Theatro Circo.
Sob o mote “À Moda de Braga”, a iniciativa reafirma o compromisso do município com a dinamização do teatro no concelho. Até 11 de novembro, serão apresentados sete espetáculos inéditos que atravessam diferentes géneros, desde a comédia ao drama, refletindo a diversidade da criação artística.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esteve presente esta quarta-feira, 19 de março, na apresentação do programa. “É um espaço de partilha, experimentação e crescimento, proporcionando ao público uma programação diversificada e mesmo a criação de novos públicos”.
O autarca acrescentou: “Este é um projeto que resulta da nossa estratégia cultural, no âmbito daquilo que é a capacitação dos agentes, ou seja, criar condições para que os diferentes agentes culturais do nosso território possam ter melhores condições de trabalho, mais condições para expressar a sua atividade”.
Tal como aconteceu na primeira edição, todos os espetáculos vão ser apresentados no palco principal do Theatro Circo, a mais antiga sala cultura do concelho. O objetivo é ter uma programação eclética, destinada a atrair públicos diversificados.
Ricardo Rio ainda salientou ainda importância do “Movimento Sem Nome”, a ser apresentado na abertura do festival e que junta grupos de teatro do concelho, por ser um exemplo de colaboração e parceria na cena cultural da cidade. “Este movimento não só fortalece a união entre os diversos grupos teatrais, como também lhes proporciona a oportunidade de trabalhar em conjunto, partilhando experiências, desafios e sucessos”.
Nesta edição, o festival vai contar com a participação da Associação Cultural e Recreativa Semear Alegria Celeirós — Grupo de Teatro Artes D’Alegria, o Grupo Cénico Cultural e Beneficiante de Arentim, a M.D.T.A. Associação Malad’arte, a Nova Comédia Bracarense — Companhia de Teatro Amador de Braga, a Associação Recreativa de Trandeiras — Grupo de Teatro D’Art, e a Associação Tin.Bra — Academia de Teatro.
O Braga En’Cena alinha-se com os princípios da Estratégia Cultural de Braga 2020-2030. O festival oferece assim às companhias locais a oportunidade de se apresentarem no icónico Theatro Circo, um palco que favorece a excelência técnica e criativa, desafiando os grupos a expandir os seus horizontes artísticos e a explorar novas fronteiras criativas.
O Braga En’Cena também promove a acessibilidade cultural, tornando o teatro uma experiência inclusiva e acessível a todos, através de um espaço de interação e diálogo entre artistas e espectadores, independentemente da sua origem social ou cultural. Os bilhetes já se encontram à venda online, com preços entre 4€ e 5€.
Conheça o programa completo.
“À moda de Braga” do Movimento Sem Nome — 23 de março, às 17 horas.
“O Juiz das Borracheiras” da Nova Comédia Bracarense — 20 de maio, às 21h30.
“O Diário Secreto do Velho Teófilo” do Grupo Cénico de Arentim — 17 de junho, às 21h30.
“À Narcisa” do Projeto Expressar — 23 de setembro, às 21h30.
“Pérola” da Malad’Arte — 14 de outubro, às 21h30.
“Alvorada” da Tin.Bra — 4 de novembro, às 21h30.
“Entre Linhas e Ditados” do Teatro D’Art — 11 de novembro, 21h30.