“Link” é o nome do projeto que procura ligar a comunidade à arte e à tecnologia. Até julho, o Gnration recebe exposições de artistas nacionais e internacionais, workshops e visitas guiadas, de forma a dar a conhecer os seus trabalhos na área das media arts. Incluído no projeto, “O circuito-serviço educativo Braga Media Arts”, as galerias Zero do Gnration recebem trabalhos que têm o som, efeitos visuais e interatividade como peças fundamentais da sua expressão artística.
Kim Gordon, Tatiana Macedo e Ana Vieira são alguns dos nomes presentes nas várias exposições, que irão decorrer nas salas Zero, onde através de visitas guiadas será possível contactar com os trabalhos das artistas. Além disso, será possível fazer visitas guiadas ao espaço, para que os visitantes possam conhecer as exposições presentes, com o intuito de “desmistificar o que são media arts”.
A interatividade e a diversão são também dois destaques da programação. Em diferentes datas estão previstos workshops, onde é possível fazer experiências com a luz e com o som. Já no dia 22 de fevereiro, poderá participar no “Coderdojo”, que se destina a ensinar programação a miúdos com idades entre os sete e os 17 anos.
A relação entre humanos e “a biodiversidade urbana” estão presentes no workshop “Semear cores”. Neste projeto, o objetivo é que os participantes aprendam a fazer bombas de sementes com argila que, posteriormente, serão espalhadas pela cidade, para mostrar que “pequenas ações podem ter um grande impacto na saúde do nosso ambiente”.
Sessões de cinema ou até concertos estão também incluídos no programa. Na música, estão agendados concertos como o de Tashi Wada, que irá decorrer no dia 1 de março, sábado. O artista destaca-se pela sua música “onírica”, onde não existem limites na distorção de instrumentos e onde as afinações fogem ao convencional. Já no cinema, será exibido o filme “Diário de uma criada de quarto”, de Luis Buñuel, uma obra de suspense inspirada no livro de Octave Mirbeau.
As mostras contam com a orientação da artista Joana Patrão e destinam-se a miúdos, profissionais da área, amadores e todos os que queiram mergulhar no mundo das media arts. Os bilhetes podem ser comprados online ou nos balcões do Theatro Circo e do Gnration. Pode consultar a programação completa online.