Em 2022, o verão em Braga ganhou um novo ritmo. O que antes era conhecido como Festival Limonada — promovido pela Câmara Municipal e celebrado na marginal da Avenida Central — transformou-se numa experiência mais condensada e envolvente com a chegada dos coletivos culturais Aubhaus e da Bazuuca.
O ESTEOESTE nasceu em 2023 nas margens do Rio Este, como uma celebração da identidade musical da região. Realizado no Parque da Ponte, o festival destaca-se por ser uma plataforma dedicada a bandas e artistas naturais ou residentes em Braga, promovendo a diversidade sonora da região.
“Queríamos colmatar uma lacuna na programação de verão da cidade”, explicaram, na altura, João Pereira e Francisco Quintas, os fundadores, ao “Correio do Minho”. A estreia não deixou dúvidas: entre DJ sets ao pôr do sol, o carismático palco Piscina e um público composto por várias gerações, ficou claro que o festival vinha para ficar.
Esta terceira edição irá decorrer entre 8 e 9 de agosto, e o cartaz inclui nomes Bed Legs, MONSTRO, Saya, Tricla, TheVaults, Palas, Catarina Carvalho Gomes, xauxau dodô, o coletivo Boca de Sino, Homem em Catarse, Putlex, Cavalheiro, Tomás Alvarenga, ALCRUD3 Live Band e vários DJ sets. Além de dois palcos ao ar livre, o recinto conta ainda com Mercado de Criadores, onde artistas independentes expõem e vendem os seus trabalhos; um food market e uma área dedicada a atividades para o público infanto-juvenil.
Organizado pela Aubhaus — anteriormente conhecida como Cosmic Burger — e pela Bazuuca, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, o ESTEOESTE destaca-se pelo compromisso com a sustentabilidade e pela promoção de um espaço de celebração cultural aberto a toda a comunidade, de o caráter inclusivo e intergeracional
A missão do festival, com entrada livre, passa por “promover uma verdadeira festa da música e da criatividade que valoriza a diversidade sonora e o envolvimento comunitário em Braga”.
View this post on Instagram