cultura

Gosta de escrever? Já se pode inscrever no Grande Prémio de Literatura Maria Ondina Braga

Trata-se de uma iniciativa do Município de Braga e da Associação Portuguesa de Escritores. O vencedor ganhará 12.500€.
Saiba como participar.

Na passada sexta-feira, 7 de fevereiro, a Câmara Municipal de Braga abriu as candidaturas para o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga. Este galardão, instituído pelo Município em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores (APE), distingue anualmente uma obra de literatura de viagens escrita em português e por um autor português.

Este reconhecimento tem como objetivo distinguir a produção literária na área da viagem e da descoberta, perpetuando a memória de Maria Ondina Braga (1932—2002), escritora bracarense cuja obra reflete uma vida de itinerância e um olhar singular sobre o mundo. Autora de livros como “Estátua de Sal” e “Passagem do Cabo”, a escritora destacou-se pela sua escrita sensível e introspetiva, marcada pelas experiências que viveu em países como China, França e Inglaterra.

Nesta edição, só serão admitidas a concurso obras publicadas em 2024, integralmente e em primeira edição. O júri será composto por três elementos nomeados pela Direção da APE, que tem um prazo de 30 dias para deliberar. A decisão é tomada por maioria simples. O anúncio do vencedor será feito após a decisão do júri, seguindo-se uma cerimónia pública de entrega do prémio em Braga.

Trata-se da oitava edição do prémio. De cada livro concorrente serão enviados cinco exemplares para a sede da APE, em Lisboa, destinados aos membros do júri e à biblioteca. As candidaturas estão abertas até 8 de março, sábado, data limite para os interessados realizarem o envio da obra.

O prémio homenageia o trabalho da escritora bracarense.

Os livros não serão devolvidos. O grande vencedor receberá um prémio monetário de 12.500€. Pode consultar o regulamento de participação online.

Se é apreciador de literatura, mas prefere ler em vez de escrever, saiba que há um novo clube de leitura em Braga. O primeiro encontro acontece no próximo sábado, 21 de fevereiro, na Livraria Centésima Página. A assiduidade do “Paradoxo — Bookclub para desassossegados” é mensal e pode participar gratuitamente. Conheça neste artigo da NiB as datas confirmadas do clube de leitura e as obras que vão ser consultadas.

Por outro lado, se antes quiser ficar por casa a ver uma boa série, carregue na galeria para descobrir as novidades que vão chegar à televisão e ao streaming no mês de fevereiro.

 

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA