cultura

Há uma nova criação infantojuvenil para conhecer este fim de semana em Braga

Joana Providência traz ao Theatro Circo "O Duelo e Outras Histórias", inspirada em obras infantis.
Um programa diferente para os mais novos.

Este sábado, 15 de março, todos os caminhos (pelo menos para os mais novos lá de casa) vão dar ao Theatro Circo. A icónica sala de espetáculos bracarense recebe a mais recente criação infantojuvenil de Joana Providência, pelas 11 horas. “O Duelo e Outras Histórias” inspira-se em obras infantis de autores portugueses e vai ser apresentada no Pequeno Auditório do espaço. 

Com interpretação de Joana Mont’Alverne, tem como inspiração as obras infantis “O Duelo”, de Inês Viegas Oliveira, “A Manta”, de Isabel Minhós Martins e “Daqui Ninguém Passa” também de Isabel Minhós Martins, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho. Cada uma das histórias explora temas referentes a algum tipo de conflito.

Em “A Manta”, é explorada a história de um avó que desaparece e deixa uma manta de retalhos de herança, criando uma discussão familiar. Em “O Duelo”, acompanhamos a história de dois homens que discutem há tantos anos que já nem sabem o que os levou a iniciar o conflito. Por fim, em “Daqui Ninguém Passa”, mergulhamos na história de um general que queria ser o herói de uma história mesmo sem fazer nada de especial. Nesse sentido, na nova criação de Joana, estas temáticas são reinterpretadas e apresentadas aos miúdos e jovens numa outra perspetiva.

Joana Providência é uma coreógrafa e intérprete natural de Braga. Há 30 anos integra a Academia Contemporânea do Espetáculo, onde leciona aulas de Interpretação. Faz parte da companhia de teatro promovida por essa entidade, a ACE/Teatro do Bolhão, sendo membro da sua direção artística. No seu trabalho coreográfico, a artista bracarense tem desenvolvido uma linguagem pessoal de composição, onde privilegia a relação entre o intérprete e o coreógrafo. Das suas criações, destacam-se Rumor (2018), a partir da obra de Christian Boltanski, Território (2014), com base na obra de Alberto Carneiro e Mecanismos (2010).

O espetáculo “O Duelo e Outras Histórias” integra o programa Supercasa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, que procura promover a criação artística nas artes performativas, servindo ainda como uma plataforma para a sua divulgação. A sessão de sábado contará ainda com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Os ingressos para assistir ao espetáculo custam apenas 2,50€ e já se encontram à venda online e na bilheteira do Theatro Circo. Aproveite para ler este artigo da NiB com a programação completa deste espaço cultural bracarense até abril.

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA