cultura

Imagem de Magusto de Braga foi distinguida em prémio mundial de fotografia

Ângela Magalhães, 71 anos, venceu o Prémio Alpha Female, criado pela Sony. O anúncio coincidiu com o Dia Internacional da Mulher.
A fotografia vencedora.

No passado sábado, 8 de março, assinalou-se o Dia Internacional da Mulher e Ângela Magalhães teve mais um motivo para celebrar. Natural do Porto, a reformada endocrinologista do Hospital de São João venceu o Prémio Alpha Female, uma das distinções principais dos Prémios Mundiais de Fotografia Sony 2025.

O galardão tem como objetivo promover o talento fotográfico feminino e divulgar o mesmo junto do público internacional. A fotografia mostra Rita Pinto Cunha e Raquel Fernandes vestidas de forma tradicional na Rusga de São Vicente, no salto à fogueira no magusto de São Martinho de Braga. 

A médica aposentada de 71 anos revelou que recebeu a notícia “com muita alegria, como é óbvio, até porque estava longe de pensar que tal iria suceder”, admitiu, citada aqui pelo “Jornal de Notícias”. Segundo a organização, a fotografia vencedora foi escolhida entre mais de 419 mil propostas submetidas a concurso. No mesmo participaram pessoas provenientes de mais de 200 países e territórios.

Apesar de ser uma paixão antiga, Ângela revela só ter começado a dedicar-se a este hobby há dez anos, mesmo depois de se aposentar. Frequentemente, costuma participar em concursos de fotografia, para se sentir “realizada e valorizada”.

Veja melhor a fotografia.

“Gosto de participar mesmo naquelas competições em que penso que as hipóteses de ganhar são mínimas. Os Sony Awards permitem concorrer de forma gratuita, foi isso que fiz. Que tinha a perder?”, afirmou.

A autora da fotografia ainda explicou que a fotografia foi captada durante os festejos de São Martinho em Braga, organizados pelo grupo Rusga de São Vicente — Grupo Etnográfico do Baixo Minho, com o intuito de conservar o património cultural. No caso, tratava-se de um magusto público que recriava tradições antigas da aldeia, onde faziam parte saltos à fogueira onde as castanhas eram assadas. Foi precisamente esse momento que retratou.

Além de receber material fotográfico da Sony como parte do prémio, a fotografia de Ângela vai estar, juntamente com a dos restantes vencedores de outras categorias, em exibição numa exposição em Londres entre 15 de abril e 5 de maio. Também estará em exibição no novo catálogo da marca de fotografia.

Se quiser (re)descobrir o passado de Braga, o Mercado Municipal está de momento a receber uma exposição fotográfica que demonstra a evolução do concelho nos últimos anos. Saiba mais neste artigo da NiB. Carregue na galeria para conhecer as séries que vão chegar no mês de março no streaming e à televisão.

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA