cultura

Já se pode inscrever no novo coro de Braga para pacientes com cancro

A Faz Cultura — Empresa Municipal de Cultura de Braga criou o "CORDÃO" para viver e olhar para doença de uma forma diferente.
Pode participar gratuitamente.

O CORDÃO — Coro de Doentes e Amigos Ontológicos é o mais recente projeto da empresa municipal Faz Cultura. O objetivo principal é “combater o isolamento social dos doentes oncológicos e dos seus cuidadores”, tal como explicam os fundadores.

No fundo, trata-se de um coro comunitário, composto por pessoas diagnosticadas com cancro, em tratamento ou remissão, e pelos seus cuidadores. Do ponto de vista figurativo, um cordão é também algo que une as pessoas. E essa é precisamente a missão desta iniciativa municipal: “ligar pessoas, construindo, em conjunto, novas formas de viver e olhar o cancro”, explica Ricardo Baptista, da direção artística.

Neste momento, o CORDÃO está à procura de participantes no concelho de Braga, maiores de 18 anos, que se enquadrem numa das seguintes categorias: pessoas diagnosticadas com cancro, em tratamento ou remissão, e cuidadores formais ou informais. Não é necessária experiência ou qualquer prática anterior de canto ou formação musical — apenas a vontade de participar, sempre que não houver contraindicações médicas.

Ao longo dos encontros deste coro vão ser realizados exercícios de criação colaborativa. Os participantes vão contribuir para a escolha ou desenvolvimento de um repertório, seja através de escrita criativa ou de exercícios de composição musical.

“Estas dinâmicas visam transformar a experiência do cancro, frequentemente marcada pela solidão, em momentos de partilha, conexão e expressão artística”, reforça a empresa municipal.

E acrescenta: “O projeto reconhece os desafios emocionais enfrentados tanto por doentes como por cuidadores, desde o impacto do diagnóstico até o término dos tratamentos, que muitas vezes é acompanhado por sentimentos de incerteza e abandono. O CORDÃO surge, assim, como um espaço seguro para reconstruir laços e encontrar apoio mútuo”.

O primeiro encontro deste coro acontece a 28 de janeiro, o que significa que os participantes podem juntar-se nesta primeira data ou nas seguintes sessões que, decorrerão semanalmente, sempre às terças-feiras.

Pode inscrever-se gratuitamente pelo email participacao@nulltheatrocirco.com ou nas bilheteiras do Theatro Circo ou do gnration. As sessões vão decorrer, alternadamente, em estes dois espaços culturais da Cidade, sempre às 17h30, com a duração aproximada de duas horas.

Este projeto conta com o apoio do programa PARTIS & Art for Change (uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbekian e da Fundação “La Caixa”), bem como da Unidade de Saúde Local de Braga e a Liga Portuguesa Contra o Cancro — Delegação de Braga.

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA