cultura

MAPEAR’25. Já há datas para o programa que divulga o trabalho artístico nas escolas

O evento procura valorizar as artes performativas em contexto escolar e vai decorrer entre abril e maio.
Os alunos vão fazer parte de todo o processo de criação artística.

Esta segunda-feira, 17 de fevereiro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu a cerimónia de assinatura de protocolos de cooperação com os Agrupamentos de Escolas, Escolas Profissionais e Escolas Privadas do concelho de Braga, no âmbito da iniciativa MAPEAR’25 — Mostra Escolar de Artes Performativas. O evento decorrerá de 29 de abril a 7 de maio com o objetivo de promover e valorizar as artes performativas em contexto escolar e proporcionar aos alunos uma experiência única de criação e apresentação artística. 

“Esta mostra é um reflexo do nosso compromisso com a educação e a cultura, proporcionando aos jovens um espaço onde podem desenvolver o seu talento e criatividade. Este projeto valoriza não só as artes performativas nas escolas, como também contribui para a formação de públicos e para o fortalecimento da identidade cultural de Braga”, afirmou Ricardo Rio, autarca do município, que marcou presença na sessão. Nesse sentido, o município reforça com esta iniciativa o seu compromisso com a cultura e a educação, enquanto em simultâneo, incentiva a criatividade e a expressão artística dos jovens do concelho.

Em que consiste o projeto? 

A MAPEAR’15 surge como um palco aberto à expressão artística dos estudantes, permitindo que tanto alunos como professores apresentem os seus trabalhos nas áreas do teatro, da música e da dança. A iniciativa é organizada pelo município em parceria com os estabelecimentos de ensino do concelho. Os objetivos principais são dar visibilidade ao talento artístico existente nas escolas, engrandecer o trabalho dos grupos escolares nas artes performativas (teatro, música e dança) e contribuir para a formação de novos públicos.

Para apoiar e incentivar a participação das escolas, a Câmara de Braga vai dar um apoio financeiro de 1.000€ a cada agrupamento ou escola participante, destinado à produção de criações artísticas. “A edição de 2025 da MAPEAR assume um carácter especial ao coincidir com as Comemorações Camonianas. Por isso, algumas das produções apresentadas celebrarão a obra e o impacto cultural de Luís de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa e figura central do Renascimento em Portugal”, adianta o executivo.

Mais do que uma simples mostra, a MAPEAR’25 procura representar uma experiência transformadora para os alunos, proporcionando-lhes o contacto direto com todas as etapas de produção de um espetáculo — desde a conceção até à apresentação final. A vivência neste contexto artístico serve ainda de reforço de competências como o trabalho em equipa, a comunicação e a autoconfiança, preparando os mais novos para os desafios do futuro.

Este ano, a MAPEAR acontecerá no Espaço Vita, de 29 de abril a 7 de maio, e conta com a participação de 12 grupos escolares. A entrada é livre para que toda a comunidade possa assistir às apresentações finais. A MAPEAR está integrada no ATLAS — Programa de Mediação Cultural do Município de Braga, que converge com a Estratégia Cultural 2020-2030.

Se gostava de pintar um muro na cidade de Braga, saiba que há um concurso a decorrer para o efeito. Pode saber mais informações neste artigo da NiB.

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA