cultura

Maria João Pires cancela concerto em Braga após sofrer AVC

A artista não vai poder cumprir as datas para os concertos agendados em Portugal. Este ano iria iniciar uma tour pelo Japão.

A pianista Maria João Pires, de 80 anos, cancelou vários concertos após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ligeiro esta segunda-feira, 9 de junho. A informação já foi confirmada por algumas das salas de espetáculo onde iria atuar, como o Theatro Circo, em Braga. 

“Por motivos de saúde, o concerto de Maria João Pires no Theatro Circo, agendado para dia 13 de junho, foi cancelado. A pianista sofreu um acidente vascular cerebral ligeiro, o que a impossibilita de se apresentar nos próximos concertos em Portugal”, lê-se numa publicação nas redes sociais.

Outro espetáculo cancelado deveria decorrer no Teatro das Figuras, em Faro, a 18 de junho. A casa também revelou que, atualmente, a artista está impossibilitada de “cumprir as datas para os concertos agendados em Portugal”. O seu próximo concerto seria a 15 de junho, no Festival de Sintra.

Maria João Pires é um dos maiores nomes do piano em Portugal e lá fora. Nasceu em Lisboa a 23 de julho de 1944. Começou a tocar quando ainda era pequena, depois de ter sido reconhecida como um verdadeiro prodígio. Aos nove anos de idade, por exemplo, ganhou o prémio da Juventude Musical Portuguesa. 

Durante os mais de 60 anos de carreira, a pianista solidificou a sua posição como uma das principais intérpretes de artistas clássicos como Beethoven, Mozart e Debussy. Em 1970, ganhou o primeiro prémio do concurso internacional Beethoven.

Maria João Pires recebeu ainda várias distinções como o Prémio Pessoa, uma Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura do governo português e até o prémio do Conselho Internacional da Música da UNESCO.

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA