cultura

Museus de Braga vão abrir portas com atividades gratuitas para todos

As celebrações do Dia Internacional dos Museus passam pelos Biscainhos e pelo Museu D. Diogo de Sousa.

Ver “O Jardim Secreto” ao ar livre, nos jardins históricos do Palácio dos Biscainhos, é uma das formas mais simbólicas de arrancar com as celebrações do Dia Internacional dos Museus em Braga. A data assinala-se oficialmente a 18 de maio, mas a programação estende-se por vários dias e junta cinema, música, visitas, oficinas e encontros dedicados ao património.

Este ano, o tema escolhido pelo ICOM, Conselho Internacional de Museus, é “Museus a unir um mundo dividido”, destacando o papel destes espaços como lugares de encontro, diálogo e inclusão. Em Braga, as iniciativas concentram-se sobretudo no Museu dos Biscainhos e no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. A entrada é gratuita, embora algumas atividades estejam sujeitas a lotação ou inscrição prévia.

A programação arranca esta sexta-feira, 15 de maio, às 21h30, no Palácio dos Biscainhos, com uma edição especial do Museu Fora d’Horas. A sessão de cinema ao ar livre marca a reabertura dos jardins e inclui a exibição de “O Jardim Secreto” (1993), de Agnieszka Holland, numa parceria com o Lucky Star Cineclube de Braga e a Faz Cultura, do Município de Braga.

No sábado, 16 de maio, às 18 horas, o mesmo espaço recebe o concerto coral “Maria, Maio e Primavera”, pela Cappella Bracarensis, dirigida pelo maestro Ernesto Clemente. O programa divide-se entre um momento mais contemplativo, dedicado à figura de Maria, e uma segunda parte mais leve, ligada ao mês de maio, à primavera e à natureza.

A manhã de domingo, 17 de maio, será dedicada às famílias. Às 11 horas, a visita-oficina “A Senhora Relógio e o tempo dos deuses no Palácio” convida os mais novos a partir de uma pintura mitológica inspirada nas “Metamorfoses”, de Ovídio, para refletirem sobre cooperação e união. Às 16 horas, os Biscainhos juntam-se à iniciativa nacional “Acordes de Paz”, com o Grupo Coral de Guadalupe e alunos do 1.º ciclo de Maximinos.

Também no domingo, às 16 horas, o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa recebe o Coro dos Alunos da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, num concerto comemorativo com obras de Fernando Lopes-Graça e Beethoven.

As celebrações continuam a 18 de maio, às 18h30, com “Confiança no Amanhã”, um encontro dedicado a pessoas refugiadas da Ucrânia que vivem em Portugal, com apoio social, jurídico, de saúde e emocional. A 20 de maio haverá visitas temáticas aos bastidores do museu para público escolar, mediante marcação.

A programação prolonga-se até à Noite Europeia dos Museus. A 23 de maio, às 16 horas, o Museu D. Diogo de Sousa promove a atividade “Como se faz o mel: do mundo antigo à atualidade”, com uma conversa entre apicultores e investigadores, jogos para os miúdos e prova de mel. No mesmo dia, às 21h30, os Biscainhos recebem a visita guiada “O Esplendor do Palácio dos Biscainhos”, numa viagem noturna pela história, arquitetura e jardins do espaço.

ARTIGOS RECOMENDADOS