A canção dos NAPA foi eleita a vencedora do Festival da Canção. A final nacional decorreu na noite deste sábado, 8 de março, numa cerimónia em Lisboa apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim e transmitida em direto pela RTP.
Em competição estiveram outros 11 temas, selecionados nas semifinais que decorreram a 22 de fevereiro e 1 de março. “Deslocado” arrecadou a maioria dos votos dos telespetadores e do júri e foi a canção escolhida para suceder a “Grito” de iolanda, que representou Portugal na Eurovisão em 2024.
Entre os finalistas deste ano, encontravam-se Fernando Daniel (“Medo”), Napa (“Deslocado”), HENKA (“I Wanna Destroy You”), Emmy Curl (“Rapsódia da Paz”), Diana Vilarinho (“Cotovia”) e Bombazine (“Apago Tudo”), Jéssica Pina (“Calafrio”), Josh (“Tristeza”), Marco Rodrigues (“A Minha Casa”), Bluay (“Ninguém”), Margarida Campelo (“Eu Sei Que o Amor”) e Peculiar (“Adamastor”).
Metade da pontuação foi atribuída pelos jurados das várias regiões de Portugal continental e ilhas, a restante veio do público. Segundo as regras, em caso de empate, a vontade de quem votou via telefone prevalece.
A final do Festival da Canção da Eurovisão está agendada para 17 de maio e terá lugar em Basileia, na Suíça, após a vitória do artista Nemo. Antes disso, porém, as semifinais terão lugar nos dias 13 e 15 de maio, para apurar quem irá subir ao palco na última noite.