A granola tornou-se num snack popular entre os entusiastas da alimentação saudável, por ser uma fonte de hidratos de carbono complexos (digeridos lentamente pelo organismo, aumentando a sensação de saciedade) e de gorduras boas, de origem vegetal, que fornecem energia (sem prejudicar o colesterol, por exemplo).
Composta por uma mistura de aveia, frutos secos, sementes e até frutas desidratadas, a granola tornou-se na opção favorita de muitos para incluir no pequeno-almoço ou ao lanche a meio da tarde.
Por ser rica em fibras, combate a prisão de ventre, previne doenças cardiovasculares, pode ajudar a ganhar massa muscular (se combinar a prática de exercício físico) e, caso não tenha mel nem açúcares, pode ainda ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue.
Apesar dos benefícios, a maioria destes preparados à venda nas grandes superfícies vêm, precisamente, com este problema: a quantidade de açúcar adicionado. O ideal é fazer granola caseira (pode seguir esta receita partilhada pela NiT), mas, para quem não tem tempo ou vocação para a cozinha e prefere comprar a mistura já preparada, o ideal é procurar alternativas que sejam mais saudáveis.
É o caso desta opção, à venda no Continente, que contorna o problema com a garantia que tem zero açúcares adicionados. Falamos da granola da Why Foods, disponível na versão simples ou com sabor de chocolate, por exemplo.
A proposta da Why Foods, à venda no Continente, garante pequenos almoços e lanches mais saudáveis e práticos. Custa 3,99€.
Esta alternativa é composta por flocos de aveia e de cevada, óleo de girassol, tâmaras em pó, cacau em pó, chocolate, e sal dos Himalaias, para intensificar o sabor. O ingrediente menos habitual é a inulina de chicória, com uma ação prebiótica, que favorece o sistema digestivo.
A inulina é um tipo de fibra solúvel, encontrada na raiz da chicória, mas está presente em vários vegetais, como alho, cebola e alcachofra. É benéfica para o trânsito intestinal, ajudando ao bom funcionamento do aparelho digestivo (já que favorece a multiplicação das bactérias benéficas à digestão).
Por cada 100 gramas, esta granola tem 440 calorias, 16 gramas de gordura, dos quais 2,3 são saturados; 59 gramas de hidratos de carbono, dos quais 8,7 são açúcares, e ainda 8,7 gramas de proteína. Graças à inulina de chicória, perfaz 28 gramas de fibra. Ao todo, a embalagem contém 300 gramas, e a quantidade recomendada por porção é de 45.
Para um início de dia reforçado, pode ser combinado com iogurte e fruta, por exemplo. O produto pode ser adquirido nas lojas físicas do Continente ou online, por 3,99€.
Carregue na galeria e descubra outros snacks que podem ser soluções práticas e fáceis de encontrar nos supermercados.