A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição em que a pressão do sangue nas artérias está constantemente elevada, o que pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardíacas e ataques cerebrais. É nesse sentido que todos os anos, a 17 de maio, se celebra o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, de modo a sensibilizar as pessoas sobre os riscos desta condição e a importância de controlar a pressão arterial.
No âmbito das comemorações do mês do coração e para assinalar esta data, o Município de Braga junta-se à campanha de avaliação gratuita de pressão arterial promovida pelas Farmácias de Braga. Trata-se da segunda edição desta iniciativa e dirige-se à população adulta sem diagnóstico conhecido de hipertensão arterial (HTA).
Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara de Braga, acredita que a iniciativa vai ao encontro da política do Município na promoção da saúde pública e prevenção da doença. “Esta campanha representa uma oportunidade de sensibilizar os cidadãos para a importância de monitorizar a sua pressão arterial e adotar estilos de vida saudáveis”, defende.
A iniciativa vai decorrer entre 24 de maio e 7 de junho em duas fases. Inicialmente, de 24 a 31 de maio, sábado a sexta-feira, as ações vão decorrer nas ruas circundantes ao Mercado Municipal de Braga. Já entre 25 de maio a 7 de junho, domingo a sábado, os rastreios vão decorrer nas farmácias da cidade.
Nestes rastreios, os participantes vão ter acesso a medições de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal e perímetro abdominal, bem como aconselhamento personalizado.
A campanha visa assim identificar precocemente casos de pressão arterial elevada e encaminhar os utentes para avaliação complementar ou consulta médica quando necessário. “Serve também para reforçar o papel das farmácias como agentes de proximidade na promoção da saúde pública e prevenção da doença”, sublinha o autarca.
Pode consultar mais informações sobre a iniciativa e quais as farmácias aderentes online.
Uma forma de prevenir a hipertensão é a adoção de hábitos mais saudáveis. Uma alimentação balanceada, controlo do peso, redução do consumo de sal e a prática regular de atividade física são alguns hábitos que podem fazer a diferença na prevenção desta e outras doenças.
Carregue na galeria para conhecer cinco estúdios em Braga onde pode fazer pilates — com aulas para todas as idades e níveis de condição física.