Mesmo que nunca tenha experimentado, certamente já ouviu falar em matcha — um tipo de chá em pó que é extraído da mesma planta do chá verde e do chá preto —, que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos tempos. Tradicionalmente usado em cerimónias de chá chinesas, ficou conhecido no ocidente pela forte tom verde que oferece a bebidas, bolos, bolachas e até gelados. E encotrámos a receita de bolo saudável que usa o matcha em substituição a corantes artificiais.
Nas redes sociais tornou-se tendência, nas cafetarias passou a fazer parte dos menus e há mesmo quem tenha substituído o café por esta bebida. Em termos nutricionais, quando comparado com o chá verde, o matcha apresenta um teor de antioxidantes e cafeína superior. Tem vários benefícios para a saúde, entre eles, dar um boost de energia prolongada e ajudar a reduzir o stress e a ansiedade.
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais incorporado em receitas caseiras, não só pela riqueza nutricional, mas também pela cor verde intensa que oferece aos pratos. O bolo de matcha e framboesa da chef Daniela Ricardo é um dos exemplos.
Como não gosta de usar corantes artificiais, usa os próprios alimentos para dar cor às diferentes camadas dos bolos. Para além do verde do matcha, esta receita tem também tons cor-de-rosa graças às framboesas desidratadas.
A possibilidade de combinações é grande. O bolo, com cobertura de chocolate, é feito com duas camadas, mas se quiser pode fazer mais: cúrcuma para amarelo e mirtilos ou açaí para roxo e azul. São ingredientes usados para tornar os bolos coloridos, mas também os enriquecem com nutrientes como vitaminas e minerais.

Do que precisa
Para o bolo de matcha
– 2 chávenas de chá de farinha de espelta
– 1 colher de sopa de matcha
– 1/2 chávena de chá de óleo de grainha de uva ou outro vegetal
– 1 chávena de chá de bebida de arroz
– 1 chávena de chá de geleia de arroz
– 1 colher de chá de fermento para bolos
Para o bolo de framboesa
– 2 chávenas de chá de farinha de espelta
– 2 colheres de sopa de framboesas desidratadas
– 1/2 chávena de chá de óleo de grainha de uva ou outro vegetal
– 1 chávena de chá de bebida de arroz
– 1 chávena de chá de geleia de arroz
– 1 colher de chá de fermento para bolos
Para o recheio
– 1 chávena de chá de cajus ou amêndoas (deixar de molho durante 6 horas)
– 1 chávena de chá de bebida de arroz
– 4 tâmaras sem caroço
– Raspa de 1 limão
– Morangos para o recheio e decoração q.b.
Para a cobertura
– 1 barra de chocolate sem açúcar
– Um pacote de natas de aveia
– Geleia de arroz
Como se faz
Comece por fazer a massa dos dois bolos. Em recipientes separados, misture os ingredientes sólidos e faça o mesmo para os líquidos. Em seguida junte os dois. Mexa bem até ficar com um preparado consistente e coloque numa forma untada com um pouco de óleo. Leve ao forno a 180 graus durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer por completo e reserve.
Enquanto isso, pode avançar para o recheio. Retire os cajus ou as amêndoas da água da demolha. Acrescente as tâmaras, a raspa de limão e a bebida de arroz. Coloque tudo num liquidificador e triture até ter uma massa homogénea. Pode acrescentar mais bebida de arroz caso fique muito espessa.
Para a cobertura de chocolate basta levar todos os ingredientes ao lume e mexa para que fiquem bem incorporados.
Comece a montar o bolo com a camada de matcha. Coloque o recheio e adicione morangos cortados ao meio. Depois junte a camada de framboesa. Com o bolo montado, adicione a cobertura e decore com fruta da época e frutos secos.
Nota: a imagem de destaque é ilustrativa.
Carregue na galeria para ver outras sugestões igualmente coloridas, neste caso, receitas de mousses frescas.

LET'S ROCK






