fit

O “Café de Bairro” está em Braga e vai organizar um torneio de padel solidário

O responsável pela plataforma digital com mais de 200 mil seguidores juntou-se ao Great Padel para unir a comunidade por uma boa causa.
A inscrição custa 25€.

Sob o lema “No Bairro Podes”, está prestes a chegar a Braga o Torneio Café de Bairro. A iniciativa nasceu pelas mãos de Carlos Estrela, mais conhecido nas redes sociais como “Café de Bairro”. O objetivo do jovem de 33 anos, juntamente com a sua companheira Carla, é apoiar a IPSS do Centro Social da Musgueira que, num passado, tanto os ajudou.

Comecemos pelo início. Em agosto do ano passado, o casal decidiu dar uma volta de 360 graus à sua vida: deixar a confusão diária da capital portuguesa e rumar até Braga, para proporcionar um ambiente mais calmo às duas filhas de quatro e cinco anos e “garantir uma melhor qualidade de vida para todos enquanto família”. Contudo, as lembranças da vida passada em Lisboa levaram-nos a procurar parceiros locais em Braga para contribuir com esta IPSS.

“Em Lisboa, nós morávamos no bairro social da Musgueira, na zona do Lumiar. Na transição da creche para uma escola pré-preparatória, tivemos muita dificuldade em arranjar vaga na escola pública. As listas de espera eram enormes e na altura não tínhamos capacidade de pôr as miúdas no ensino privado. Foi aí que surgiu esta IPSS, o Centro Social da Musgueira, que nos recebeu e conseguiu garantir vagas às meninas e estiveram por lá durante dois anos”, começa por explicar o criador de conteúdos com mais de 200 mil seguidores no Instagram.

E acrescenta: “Como o Centro Social ficava no meio de um bairro social, observamos todas as coisas que isso implica. Miúdos com várias carências, famílias muito pobres e vimos o trabalho que aquela IPSS fazia. Não só na parte escolar, que é fundamental, mas também na parte familiar”.

Por exemplo, em muitos casos, a primeira refeição que os miúdos tinham no dia era na escola do Centro Social. O mesmo ficava ainda encarregue de encontrar roupa para todos os membros da família, acessórios, carrinhos para bebés, tudo o que fosse necessário para o crescimento digno de um miúdo, a IPSS tentava garantir o mínimo de condições.

Segundo o que Carlos revela à NiB, nos últimos anos, a IPSS veio investir num programa com o apoio de uma clínica de psicologia, a MindUp. Trata-se de um programa de competências socioemocionais, onde as psicólogas da clínica se deslocam diariamente às escolas para trabalhar a parte emocional dos miúdos através de diversas atividades. 

“Nós sentimos a influência deste programa nas nossas miúdas. Ou seja, nós éramos estáveis em termos económicos e familiares, mas a adaptação das miúdas à escola foi difícil. Esse programa na escola ajudou muita nesta adaptação. Já para não falar nos outros miúdos que, económica e socialmente eram mais desfavorecidos, criaram ali um apoio que os ajuda no seu desenvolvimento ao longo dos anos e nós vimos isso nos colegas das nossas filhas”, reforça.

Nesse sentido, e uma vez em Braga, Carlos decidiu organizar um torneio de padel solidário para, na sua mudança de Lisboa até à cidade minhota, deixar a marca não só dele, mas da família e contribuir, de certa forma, com a escola. O objetivo é tentar financiar este programa da clínica de psicologia na escola para o próximo ano letivo que arranca em setembro.

 
 
 
 
 
Ver esta publicación en Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Una publicación compartida de Carlos Estrela (@cafedebairro)

Mas porquê a escolha do padel? Carlos, tal como a sua companheira Carla, já jogavam em Lisboa. Em Braga, encontraram um campo de padel e viram a oportunidade de juntar o seu hobby favorito a esta causa. A iniciativa surge em parceria com o Great Padel, espaço bracarense onde o casal pratica esta modalidade. O objetivo foi juntar vários parceiros para conseguir suportar financeiramente a organização do torneio e, com o valor das inscrições, chegar ao objetivo monetário para apoiar o programa psicológico.

“O objetivo também é envolver a própria comunidade de Braga e dar voz a este projeto que é em prol dos miúdos e das famílias. Contudo, a minha ideia não é ficar apenas por esta causa e este programa, mas também apoiar outras iniciativas locais, cá em Braga e a nível nacional, assim como estamos a fazer agora com este programa deste bairro social em Lisboa, ajudando quem mais precisa”, reforça.

O torneio solidário a favor do Centro Social da Musgueira acontece de 27 a 30 de março, quinta-feira a domingo, e já tem as inscrições abertas, sendo que segundo Carlos, até ao momento que falou com a NiB, já tinham sido preenchidas de 30 a 35 por cento das vagas.

“O Great Padel não é apenas um clube de padel, mas um verdadeiro pilar de solidariedade na região. Desde a sua fundação, tem sido um exemplo de como o desporto pode inspirar, conectar e transformar vidas, utilizando cada evento como uma oportunidade de fortalecer a comunidade. O Torneio Café de Bairro é mais uma iniciativa que reforça esse compromisso, provando que a verdadeira vitória acontece quando todos ganham juntos”, afirma Francisco Mota, CEO do clube de padel que recebe este torneio.

A realização do desafio tornou-se possível graças à colaboração de 22 parceiros que acreditam na importância de unir o desporto e responsabilidade social, como é o caso do Bira dos Namorados. “O Torneio Café de Bairro é a prova de que, quando nos unimos em prol de um propósito maior, conseguimos criar algo extraordinário. Este não é apenas um evento desportivo, é uma celebração do espírito solidário do bairro, uma oportunidade de devolver à comunidade tudo aquilo que ela nos deu. No bairro, podes — e juntos, podemos ainda mais”, relembra Carlos.

O torneio está aberto a jogadores de diferentes níveis, promovendo um ambiente de competitividade, convívio e partilha. Mais do que disputar um troféu, cada atleta estará a contribuir diretamente para uma causa comum, reforçando o papel do desporto como ferramenta de impacto social.

As inscrições estão abertas até 22 de março, sábado, e podem ser feitas através no site. As vagas são limitadas e distribuídas pelas categorias Femininas (6 a 4), Masculinas (6 a 2), Mistos (6 a 4) e júniores (dos 12 aos 16 anos). A organização irá premiar todos os vencedores e finalistas e conta com um welcome kit com muitas surpresas, como uma T-shirt oficial do torneio, um vale com condições especiais na Insparya, um vale para comer uma francesinha no Gulbenkian Café e produtos de marcas como Mimosa, Novex, Fruut, a Vaca Que Ri, entre outros. Pode consultar as condições da inscrição e do torneio online.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua da Malheira, 60
    4730-430 Braga
  • HORÁRIO
  • Segunda a sexta-feira das 7h às 00h30
  • Sábado das 8h30 às 13h30 e das 15h às 20h
  • Domingo das 8h30 às 13h30 e das 16h às 20h

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA