fit

Quer reduzir o risco de diabetes tipo 2? Coma mais chocolate preto

É a conclusão de um estudo, partilhado pela Deco. Mesmo o de leite pode ser incluído na dieta sem risco de desenvolver a doença.
Faz bem à saúde.

Apesar do que possa imaginar, o chocolate de leite não agrava a diabetes tipo 2 e o chocolate negro pode mesmo preveni-la. A conclusão é de um estudo partilhado originalmente no “The BMJ”, publicação britânica ligada à área da medicinado, no final de 2024. Em Portugal, a investigação foi publicado pela Deco Proteste, avançando com novas descobertas sobre o efeito do consumo de chocolate na saúde.

A pesquisa foi realizada por investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, e analisou 192 mil participantes. Destes, 121,700 era mulheres nascidas em 1976; 116,340 em 1989; e 51,529 eram homens nascidos em 1986. Num primeiro momento, foram excluídas pessoas com problemas como cancro, doenças cardiovasculares ou diabetes.

A dieta, incluindo o consumo de chocolate, foi documentada de quatro em quatro anos, desde 2006 até 2018, com questionários que mediam os nutrientes consumidos. Os participantes foram ainda pesados e as diferenças nos números foi calculada entre estes intervalos.

Ao longo do tempo, a incidência de diabetes tipo 2 foi analisada e cruzada com os restantes dados sobre a alimentação. 

Os resultados mostram que o consumo de cinco porções de chocolate negro por semana, a par de uma dieta nutritiva, incluindo vegetais e frutas, está associado a um risco 21 por cento menor de desenvolver a doença.

Além disso, quem consumiu mais do que cinco porções de chocolate, de qualquer tipo, por semana apresentou 10 por cento menos probabilidades de ter diabetes tipo 2.

No caso do chocolate de leite, especificamente, “não se verificou uma relação significativa entre o consumo e a diabetes tipo 2”. Contudo, afirma o artigo, em contrapartida, o chocolate de leite foi associado “ao aumento de peso a longo prazo”, segundo a Deco. 

Para sustentar os resultados, os investigadores avançam que os componentes presentes no chocolate preto, como os polifenóis, como os flavonoides, “pode ajudar a contrabalançar os efeitos negativos no ganho de peso”, já que ajudam a melhora o metabolismo da glucose e a sensibilidade à insulina. 

Os pesquisadores alertam para as limitações do estudo, reconhecendo que o número de pessoas com diabetes no grupo que consumiam chocolate é reduzido, admitindo por isso a necessidade de mais estudos para melhor compreender os efeitos deste alimento na saúde.

Carregue na galeria para conhecer algumas receitas com chocolate que pode fazer em casa, com poucos ingredientes.

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA