Nos próximos dias, o tempo vai estar mais agradável pela cidade, por isso, não há desculpas para não juntar a família ou os amigos e fazer um programa diferente pelo concelho. Pelo segundo fim de semana consecutivo, o programa municipal “Descentrar” volta a estar em destaque na seleção da NiB.
Esta iniciativa está de regresso para a sua quinta edição e promete levar arte e cultura aos quatro cantos da cidade. Depois de ter arrancado no sábado passado, 1 de fevereiro, com uma oficina de marionetas e um workshop de dança, o programa regressa este fim de semana com uma proposta diferente. No sábado, 8 de fevereiro, entre as 10 horas e as 13h30, todos os caminhos vão dar à freguesia de Pedralva para o trilho pedestre “Entre Granito e mil tons verde: Pedralva Pitoresca”.
A área de maior altitude média do concelho de Braga ronda entre os 400 aos 560 metros e insere-se entre a Serra dos Picos, o Monte Sameiro e os vales da Ribeira de Provências do Rio de Várzea e da Ribeira de Reamondes, com uma geografia que vai desde montes e planaltos à vales, rios e ribeiras, unidos por caminhos, trilhos e veredas.
Em Pedralva, de cunho granítico, a paisagem serrana e agrícola, entre os vales da Ribeira de Reamondes e do rio da Várzea, bem como os núcleos rurais do centro da freguesia e dos lugares de Outeiro e Alvar, criam um ambiente pitoresco da Serra dos Picos à Várzea. Nesse sentido, o convite do município é partir à descoberta destes trilhos e caminhos. O percurso tem uma extensão de até oito quilómetros e meio e o nível de dificuldade é de três (entre um a cinco).
À tarde, pelas 15 horas, o Auditório da Junta de Freguesia recebe a peça “Ephemeros”, pelo Teatro em Caixa. Através da música, teatro físico e humor, a companhia irá demonstrar quão efémera e fantástica pode ser a vida. A participação em ambas as dinâmicas é limitada e, apesar de ser gratuita, requer inscrição prévia online.
No domingo, 9 de fevereiro, há um workshop de guitarra com Budda Guedes. A atividade decorre na FNAC do Shopping Braga Parque pelas 17 horas. Nesta oficina, Budda promete explicar algumas dicas de composição e desenvolvimento de melodias, para um fraseado mais musical na construção de solos ou melodias.
Estes são apenas alguns programas para um fim de semana em cheio em Braga. Espreite outras sugestões na lista abaixo.
Sexta-feira
10 horas — Exposição de Kim Gordon, no gnration.
23 horas — DJ set inspirado em música techno, na Discoteca Lagar’s Amares.
Sábado
15 horas — Apresentação do livro “Genealogia das Coisas, um Baú de Memórias” de Alexandra Maria Soares, Jorge de Moraes Campello e Pereira de Castro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
16 horas — Sessão de leitura “Ler Mulheres pelo Mundo”, na FNAC do Shopping Braga Parque.
23 horas — Concerto a tributo a Xutos e Pontapés, na Taberna do Peter.
Domingo
11 horas — Hora do conto com Carina Barbosa, na FNAC do Shopping Braga Parque.
15 horas — Oficina do Oleiro para miúdos e adultos com Maria Fernanda Braga, na FNAC do Shopping Braga Parque.
Se quiser aproveitar para fugir do frio, aproveite para conhecer estas termas a menos de duas horas de carro de Braga. Saiba mais informações neste artigo e carregue na galeria para espreitar as paisagens que poderá encontrar.