Chegou a semana em que Braga se veste de roxo e se perfuma de incenso. No fim de semana passado, começaram as primeiras atividades naquele que é o local, por excelência, ideal para viver a celebração pascal intensamente.
Entre as propostas para esta semana, há atividades culturais, mas o destaque vai para as seculares procissões dos Passos e do Senhor Ecce Homo, completadas nas últimas décadas pela Procissão do Enterro do Senhor e pela renovada Procissão da Burrinha. Outro ponto alto da programação é a exposição “A obra gráfica de José Veiga na Semana Santa de Braga — Observação e Reinterpretação”, que estará patente no Palácio do Raio, entre 4 de abril e 3 de maio. A iniciativa procura assinalar o centenário do nascimento deste ilustre artista bracarense.
Já em parceria com a Braga 25 — Capital Portuguesa da Cultura, terá lugar a iniciativa “Da Páscoa ao Pentecostes”, com passagem pelas sete igrejas (Catedral de Braga, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, Pópulo e Conceição — Instituto Monsenhor Airosa) que fazem parte do devocionário da Sexta-feira Santa.
Contudo, todas estas celebrações vão obrigar a alguns condicionamentos de trânsito. Entre as 17 horas de 16 de abril, quarta-feira, até às duas da manhã de sábado, 19, é proibido o estacionamento automóvel nos primeiros sete lugares da Rua de São Geraldo, uma vez que se encontram reservados para os meios de segurança pública. Até às 11 horas de 22 de abril, terça-feira, é proibido o estacionamento automóvel em frente aos Calvários da Rua D. Paio Mendes, da Rua de São Paulo e do Largo das Carvalheiras.
Por sua vez, a Procissão de Nossa Senhora da “Burrinha” exige a proibição de estacionamento entre as 19 horas do dia 16 de abril, quarta-feira, até à meia-noite de 17 de abril na Rua de São Vítor, a zona envolvente à Igreja de São Vítor, a Rua de São Domingos e a Avenida Central, incluindo lugares de táxis. No mesmo período estará ainda cortado o trânsito nos mesmos arruamentos, bem como na extensão da Rua de Santa Margarida entre a Rua de Camões e o Largo da Senhora a Branca; a extensão da Rua da Restauração entre a Rua Beato Miguel de Carvalho e a Rua de São Vítor; a extensão da Avenida 31 de Janeiro entre a Rua 25 de Abril e o Largo da Senhora a Branca; no Largo da Senhora a Branca, a Avenida Central e a Rua do Conselheiro Jerónimo Pimentel.
Entre quarta e sexta-feira, 16 a 18 de abril, decorrem a Procissão do Senhor Ecce Homo e a Procissão do Enterro do Senhor. Ambos os eventos vão levar à proibição de estacionamento entre as 8 horas de 16 de abril até à meia-noite de dia 18, no Largo de S. Tiago, na Avenida. S. Miguel o Anjo, nas ruas D. Paio Mendes, D. Gonçalo Pereira, de São Tiago, do Alcaide, dos Bombeiros Voluntários (norte da Rua Dr. Rocha Peixoto), e nos Largo Paulo Orósio, de Santiago, bem como nos arruamentos nascente da Praça Municipal e dez metros das extremidades dos arruamentos norte e sul da Praça Municipal, assim como dez metros nos cruzamentos por onde passam as procissões.
Também entre as 19 horas e a meia-noite dos dias 17 e 18 de abril, haverá proibição de trânsito e estacionamento nos arruamentos de Frei Caetano Brandão, dos Bombeiros Voluntários (entre Rua Damião de Góis e Largo Paulo Orósio), de Santiago, do Matadouro, Largo das Carvalheiras, Rua D. Afonso Henriques, Largo Carlos Amarante, Avenida S. Miguel o Anjo, Rua D. Paio Mendes, Rua D. Gonçalo Pereira, Rua de S. Paulo, Rua do Alcaide, Rua do Anjo, Largo Paulo Orósio, Rua de Santo António, Praça Municipal e Rua do Conselheiro Jerónimo Pimentel.
O acesso automóvel estará também interditado na Área Pedonal desses arruamentos a partir das 19 horas dos dias 17 e 18 de abril, até ao fim das procissões. O trânsito na Rua Dr. Rocha Peixoto será invertido no sentido norte-sul, entre as 19 horas de 17 de abril até à meia-noite de 18 de abril.