Todos sabemos como é importante que os miúdos tenham um espaço para brincar, fazer amigos e sentir-se em casa — e o Jardim de Infância de Gualtar acaba de ganhar exatamente isso (e não só). Na passada segunda‑feira, 16 de junho, Braga celebrou a inauguração do espaço, requalificado e ampliado, desenhado para responder “às necessidades dos mais novos e da comunidade educativa com condições funcionais e de acessibilidade de excelência”.
“A requalificação do parque escolar tem sido uma aposta forte do Município. Este é mais um excelente exemplo desse trabalho”, afirma Ricardo Rio, presidente da Câmara. “Esta requalificação é um excelente exemplo de compromisso com ambientes escolares inclusivos e adaptados aos tempos de hoje, fruto de uma parceria real entre Câmara, agrupamentos de escolas, pais, junta e comunidade. Há uma clara aposta em qualidade, segurança e bem-estar, alinhada com as exigências pedagógicas contemporâneas”, defende.
Esse sentimento foi reforçado pela diretora da unidade, Hortense Santos, que lembrou o atraso de mais de seis anos antes de ver este projeto concluído — “um espaço que agora serve cerca de 90 miúdos e veio colmatar uma necessidade antiga”.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Gualtar, João Vieira, chamou à obra uma “obra de referência, não só para Gualtar, mas para o concelho” e destacou que, apesar dos atrasos — fruto de concursos desertos e ajustes — a inauguração ocorreu agora para que os finalistas pudessem aprovitas as novas instalações nos últimos meses.
O projeto contou com um investimento total de cerca de 1,4 milhões de euros, dos quais 1,1 milhões foram fornecidos pela União Europeia através do NORTE 2030 – FEDER. A intervenção fez nascer um novo recreio coberto, integrado com o espaço exterior, para garantir liberdade de movimento e versatilidade ao longo do ano letivo.
Além do recreio coberto, o edifício ganhou uma nova sala para o jardim de infância, uma sala para os educadores e uma de atendimento, bem como instalações sanitárias para adultos e uma sala de apoio ao recreio. As salas existentes foram ampliadas e foram substituídas na totalidade os pavimentos interiores, anteriormente bastante degradados.
Já os alunos vão ainda dispor de cacifos novos. O refeitório foi redesenhado e a copa foi requalificada, com separação de circuitos de sujos e limpos, tudo isto com materiais modernos e sistemas de isolamento térmico e acústico que privilegiam conforto, eficiência e durabilidade.