Depois das festas tradicionais do São João de Braga, é hora de juntar-se às Festas Juninas ou São João Brasileiro. O objetivo é celebrar o nascimento de São João Batista, a 24 de junho, que se costuma estender no país sul-americano ao longo de todo o mês.
A festividade foi introduzida durante o período colonial português perto do ano 1.500. Contam as histórias que a origem da festa coincide também com o solstício de verão europeu, outros agradecem pela chuva e haja quem simplesmente celebre a vida rural. O habitual é as pessoas juntarem-se num arraial gigante e ainda acender uma fogueira grande. Diz-se que a fogueira seria acesa para alertar Maria sobre o nascimento de João Batista e para ter a sua assistência no parto, Isabel teria de acendê-la.
A organização do São João Brasileiro em Braga já revelou a data para o evento, que está marcado para 5 de julho, segunda-feira. O evento é organizado pela Associação UAI e está garantida uma tarde repleta de “tradição, ritmos e sabores do Brasil”.
“Após desfrutarmos o São João de Braga, como nas edições anteriores, encontraremo-nos no primeiro sábado do mês de julho para a nossa festança luso-brasileira. Prepara o figurino, chama toda a família e os amigos e venha divertir-se connosco na mais tradicional festa junina brasileira de Portugal”, afirmam.
Para quem quiser participar mais ativamente, pode inscrever-se para montar uma barraca com comida típica junina. Para mais informações, deverá entrar em contacto através do número 253 010 326. Deverá garantir a sua vaga até 2 de maio.
A festa já vai na sua sétima edição e promete encher o Parque da Ponte entre as 16 horas até à meia-noite com tradições brasileiras, como forró, quadrilhas, o clássico casamento na roça e outra grande variedade de iguarias brasileiras.
A organização convida todos a marcarem presença e garante, para além de anunciar em breve novidades, ser “a oportunidade perfeita para reviver ou conhecer uma das maiores tradições populares do Brasil, em pleno coração de Braga.”