na cidade

Município de Braga investe mais de 200 mil euros na renovação do mobiliário escolar

Braga renova o mobiliário escolar em 25 estabelecimentos para criar espaços "mais confortáveis e seguros"os para alunos.
Equipamento novo a tempo de novo ano letivo.

Estudar em ambientes confortáveis, funcionais e adequados às necessidades dos mais novos é fundamental para o sucesso educativo. A qualidade do espaço escolar não só influencia a concentração e o bem-estar dos alunos, como também afeta diretamente o processo de aprendizagem. É neste contexto que o Município de Braga reforça o compromisso com a educação, investindo mais de 200 mil euros na renovação do mobiliário escolar de 25 estabelecimentos do concelho.

Esta intervenção abrange 16 escolas de ensino pré-escolar e nove do 1.º ciclo, que até ao início do ano letivo 2025/2026 vão receber mobiliário novo — incluindo mesas, cadeiras e armários — tanto para as salas de aula como para os refeitórios. A substituição do mobiliário antigo e deteriorado procura melhorar a funcionalidade, ergonomia, conforto e segurança dos espaços onde os miúdos passam grande parte do dia.

A renovação do mobiliário escolar faz parte de uma estratégia mais ampla do Município para valorizar a infraestrutura educativa local. Nos últimos anos, Braga tem investido também na melhoria dos equipamentos escolares, na requalificação dos espaços desportivos e na criação de zonas de aprendizagem ao ar livre, numa aposta clara na qualidade do ambiente escolar como pilar do sucesso educativo.

 “O investimento na educação também se faz na melhoria das condições dos espaços e das infraestruturas que são utilizadas”, salienta Carla Sepúlveda, vereadora da Educação. Para a responsável, trata-se de “um desafio sempre inacabado, mas o município tem feito um reforço significativo deste investimento, sem descurar todos os outros. A qualidade do ambiente escolar tem um impacto direto no sucesso dos nossos alunos. A renovação do mobiliário é apenas um exemplo do nosso compromisso em melhorar continuamente as condições de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do concelho de Braga”, defende.

A escolha do novo mobiliário teve em conta as especificidades das diferentes faixas etárias, assegurando um ambiente inclusivo, ergonómico e estimulante, essencial para o desenvolvimento dos mais novos. Este investimento está em linha com a recente melhoria das condições no Jardim de Infância de Gualtar, que passou por uma ampliação que criou espaços de excelência para os miúdos,

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA