Conhecida como “Roma Portuguesa”, Braga atrai cada vez mais turistas. E motivos não faltam: conquistou o prémio de Destino Emergente, nos World Travel Awards, é uma das cidades da Europa onde os residentes se sentem mais satisfeitos, uma das mais seguras para caminhar à noite e das que oferecem maior qualidade de vida a imigrantes, idosos e famílias com filhos, segundo o relatório sobre a Qualidade de Vida na Europa, divulgado no início de 2024.
Não é surpreendente, por isso, que tenha sido a cidade escolhida pelo grupo português Hoti Hotéis, que possui a Meliá, para receber a nova insígnia da cadeia: a InnSide. “Já conta com 48 hotéis em todo o mundo e estava na hora de a trazer para Portugal. Em comparação com a Meliá, esta é uma marca com ambientes mais descontraídos e menos padronizados, pensados para uma transição suave entre áreas e para facilitar a combinação de trabalho, lazer e bem-estar”, explica o diretor-executivo, Miguel Proença, à NiT.
Localizada na famosa Avenida Central, o hotel está instalado no edifício ao lado do Recolhimento das Convertidas, que estava desabitado e em ruínas e passou por uma cuidadosa renovação. O prédio remonta à primeira metade do século XVIII, formando um conjunto com características consistentes.
“O edificado foi completamente preservado e organizamos as zonas partilhadas do hotel no piso inferior e os quartos nos andares superiores. Em seguida, erguemos um novo edifício nos terrenos ao lado da construção existente, onde estão localizados a maioria dos quartos e outras áreas partilhadas”, destaca. Com um design contemporâneo, este segundo edifício foi concebido para não ser visível aos transeuntes na Avenida Central.
O projeto deu os primeiros passos ainda antes da pandemia, mas as obras arrancaram apenas em 2021 e representaram um investimento total de 16 milhões de euros. O primeiro hotel da marca InnSide em Portugal vai ser inaugurado já no próximo dia 21 de junho, sexta-feira.
Com 109 quartos distribuídos pelas duas edificações, com vistas para a cidade e para os jardins, a unidade hoteleira dispõe ainda de salas de reuniões, restaurantes, bar, claustro, piscina interior aquecida e um pequeno centro de bem-estar. O Spa & Health Club está equipado com um ginásio, jacuzzi, sauna e banho turco. Já no exterior, destaca-se a piscina com zona de espreguiçadeiras e os jardins — parte dos quais de acesso público.
Outra característica que distingue a marca é o interesse em “trazer eventos e o sentimento da cidade” para dentro do hotel. Partindo desta premissa, o InnSide Braga Centro vai contar com a exposição das últimas sete edições completas do Encontro de Ilustração “Braga em Risco”, em colaboração com a Câmara Municipal e com curadoria do artista Pedro Seromenho.
“O objetivo é dar a conhecer ainda mais este evento de ilustração e divulgar os trabalhos dos artistas. O hotel passa assim a ter uma edição permanente do ‘Braga em Risco’”, explica. Isto significa que, espalhados pelas várias áreas comuns e até pelos quartos, os hóspedes podem apreciar estas ilustrações e ter um maior contacto com a comunidade local. Se gostarem, podem comprar os próprios artigos.
O restaurante, inspirado no Retiro das Convertidas, destaca-se como um local de encontro com um toque moderno e acolhedor. Será um espaço dinâmico, com música ao vivo e exposições de arte. Quanto aos preços da estadia, os valores rondam os 120€ por noite. As reservas podem ser feitas online.
A InnSide integra o portfólio de marcas da Meliá Hotels International, com quem a Hoti Hotéis tem uma parceria de desenvolvimento há mais de 25 anos. O grupo já tem um projeto para o Porto aprovado, bem como planos expansão para Lisboa.
Carregue na galeria para ver imagens do novo empreendimento hoteleiro de Braga.