Oxigenar Braga. Assim se chama o revolucionáio programa municipal que visa, através de um conjunto de atividades e ações para todas as idades, sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da natureza, em especial as florestas e as águas. Até domingo, 23 de março, Braga recebe mais uma edição do evento que já conta com mais de uma década de história.
A iniciativa pretende, acima de tudo, celebrar “de forma especial” o Dia Mundial da Floresta, assinalado todos os anos a 21 de março, e o Dia Mundial da Água, no dia seguinte. A programação do Oxigenar Braga é vasta e inclui várias iniciativas educativas para todas as idades, como a plantação de árvores fruteiras em escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias, bem como a plantação de galerias rícolas no âmbito do Projeto Rios, promovendo a recuperação e proteção de ecossistemas ribeirinhos.
O Oxigenar Braga é um evento aberto a toda a comunidade, com atividades para todos os públicos e idades. Entre as principais iniciativas, destaca-se a exposição itinerante “Árvores Nativas de Portugal” que leva as escolas a oportunidade dos miúdos explorarem a biodiversidade das nossas florestas nativas. Por outro lado, os adotantes do Projeto Rios realização ações de monitorização e vigilância das linhas de água.
As escolas e IPSS participarão também na recolha de lixo e vão receber sessões educativas sobre a floresta e a água para promover a importância da conservação dos recursos naturais.
Espreite na lista abaixo outras atividades gratuitas e que vão estar abertas para o público em geral.
Oficina de plantas aromáticas e medicinais
A atividade decorre esta quarta-feira, das 10 horas às 11h30 no Mercado Municipal. É necessária inscrição prévia online.
Oficina de reciclagem de papel
A atividade decorre esta quarta-feira, das 10 horas às 11h30 no Mercado Municipal. É necessária inscrição prévia online.
Cinema e educação ambiental
Esta terça e quarta-feira, dias 18 e 19, serão exibidos filmes como “The True Cost” e “Plants to Save the Planet” em escolas secundárias.
Eco-Escolas
Na quarta e quinta-feira, dias 19 e 20, o movimento To-Be-Green visitará as Eco-Escolas para promover ações de sustentabilidade.
Limpeza do Rio Este
No sábado, 22 de março, entre as 9h30 e o meio-dia, o Município convida a comunidade a juntar-se para limpar o rio Este, com ponto de encontro na Ponte Pedrinha. É necessária inscrição prévia online.
Formação sobre Hortas Comunitárias Urbanas
No sábado, 22 de março, entre as 15 e as 17 horas, na Junta de Freguesia de Gualtar, será dada formação sobre como criar hortas comunitárias urbanas, fomentando a agicultura urbana e a alimentação sustentável.
Plantas Silvestres no Prato e Hora do Planeta
No sábado, 22 de março, entre as 18 e as 22 horas, no Mercado Municipal, será possível aprender sobre plantas silvestres comestíveis e participar de tertúlias e petiscos durante a Hora do Planeta. É necessário inscrição prévia online.
Controle de Plantas Invasoras no Picoto
No domingo, 23 de março, entre as 10 horas e o meio-dia, o Município convida a comunidade para uma ação de controlo de plantas invasoras no Picoto, para garantir a preservação da biodiversidade local.
Carregue na galeria para conhecer cinco trilhos que o levam pelo lado mais verde (e sossegado de Braga).