O mês de março já está aí, mas a primavera ainda não vai dar o ar da sua graça. Esta quinta-feira, 6 de março, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o concelho e distrito de Braga em alerta amarelo para queda de neve. O fenómeno deverá acontecer no sábado, 8 de março, dia em que entra em vigor o aviso do IPMA, a partir das 15 horas. Está prevista a queda de neve acima de 1.000 a 2.000 metros, com uma acumulação de, pelo menos, 10 centímetros.
“Serão esperados impactos prováveis como a perturbação causada por queda de neve e formação de gelo, podendo haver vias condicionadas ou até interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve”, alerta a entidade nacional. As temperaturas devem rondar os cinco graus de mínima e os 13 de máxima, mas a sensação térmica deverá ser, pelo menos, quatro graus mais fresca.
O aviso de queda de neve deverá estender-se até às 19 horas de sábado, 8 de março. Foi em janeiro de 2009, uma sexta-feira, no final da manhã que ocorreu o último grande nevão registado no Minho, afetando cidades e vilas, entre elas, Braga. Na altura, no concelho, a neve caiu durante duas horas. A neve foi tanta que a A3 foi cortada parcialmente entre Braga e Famalicão. Também Guimarães foi afetado pelo fenómeno, com algumas estradas a acumular neve tornando-se difícil de circular.
Além do quadrilátero urbano, que não escapou ao manto branco, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Porto e Maia também foram afetados pelo nevão.
Ainda a 10 de março do ano passado, as Serras da Cabreira e do Gerês, no distrito de Braga, e a Serra da Peneda e aldeias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro, foram as zonas mais atingidas por um nevão que caiu naquela altura do ano. A curiosidade de ver a neve leva muitas pessoas a aproveitarem o fenómeno para fotografar ou passar algum tempo com os miúdos. Contudo, em Braga, é comum as ruas ficarem momentaneamente pintadas de branco, mas devido à queda simultânea de granizo, derrete rapidamente.
Além disso, este fim de semana o concelho também se encontra em alerta laranja para agitação marítima no domingo, 9, entre a meia-noite e as 15 horas. As ondas podem atingir os dez metros. Ainda até domingo, Braga encontra-se em alerta amarelo para precipitação, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada.
Se quiser fugir do frio, carregue na galeria para conhecer estas termas a menos de duas horas de Braga com águas até aos 70 graus.