Apesar de todo o País estar em festa graças aos Santos Populares e aos festivais de música que arrancam esta semana, as condições meteorológicas serão marcadas por alguma instabilidade. Durante o fim de semana Braga esteve sob aviso amarelo devido às altas temperaturas e o alerta irá manter-se, — mas agora devido à chuva e ao mau tempo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira, 9 de junho, a máxima pode atingir os 40 graus na cidade. Quanto à mínima, deverá rondar os 14 graus e será acompanhada por um forte arrefecimento noturno. A previsão dá conta da possibilidade de chuva no período da tarde, que pode passar a trovoada em várias zonas do concelho.
Os aguaceiros, por vezes intensos e persistentes, acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento forte colocam Braga sob aviso amarelo entre as 18 horas de terça-feira (10 de junho), até às três da madrugada de quarta-feira (11).
Apesar da chuva e do vento, no Dia de Portugal, as temperaturas vão oscilar entre os 33 e os 17 graus. Já na quarta-feira, a máxima irá descer consideravelmente até aos 23 graus, e a mínima ficará nos 16 graus.
As previsões apontam para uma quinta-feira chuvosa, ainda que mais fraca e acompanhada de alguma nebulosidade até meio da tarde. Os termómetros deverão oscilar entre os 15 e 24 graus de mínima e máxima, respetivamente. Na sexta-feira poderá contar com algumas nuvens e chuviscos, misturados com períodos de céu aberto e algum sol. As temperaturas registadas serão semelhantes ao dia anterior.
No fim de semana, as condições atmosféricas vão estabilizar. No sábado, 14 de junho, poderá contar com um dia soalheiro, embora com algumas nuvens. O domingo, por sua vez, será de verão, com os termómetros a subirem até os 32 graus de máxima. Já a mínima deverá descer até aos 12 graus.