na cidade

Sempre sonhou em ter um casamento romano? Braga tem tudo o que precisa

A Câmara Municipal já abriu as candidaturas para este ritual antigo, inserido no tradicional Mercado Romano.
Tem o que é preciso para ser o casal sortudo?

O evento Braga Romana decorre todos os anos em Braga desde 2003, entre os meses de maio ou junho. O objetivo é mostrar como seria a vida na cidade na época em que a cidade integrava o Império Romano. Aliás, era mesmo a cidade-capital da província da Galécia. Depois de, em fevereiro, a Câmara Municipal de Braga ter aberto as candidaturas para artesãos, mercadores, místicos e iguarias da área alimentar, chega a vez de um dos eventos mais marcantes do mercado: o Casamento Romano.

O casamento durante a Roma Antiga era um dos rituais mais importantes para as famílias e a própria cidade. A “Braga Romana – Reviver Bracara Augusta” pretende, mais uma vez, reviver esta celebração e oferecer ao casal vencedor a possibilidade de ser protagonista de um grande espetáculo de recriação de um casamento romano em todo o seu esplendor.

Este ano, o mercado decorrerá entre os dias 21 e 25 de maio, e será no último dia do evento, pelas 17 horas, na Praça Municipal que terá lugar este romântico gesto. 

Para participar, os noivos devem submeter a ficha de inscrição e responder à pergunta, mais ou menos complexa: “O que pode dizer sobre o vosso amor, para que a Deusa Juno, enobreça e sele a vossa união com a força do nó de Hércules, AD AETERNUM, numa cerimónia cheia de encantos, em plena ‘Braga Romana – Reviver Bracara Augusta’ 2025?”. A resposta deverá a ser uma frase que junte criatividade, originalidade e enquadramento histórico. Além disso, os candidatos devem ter entre 18 e 50 anos e residentes em Braga. 

O casal vencedor será protagonista de uma “nova história de amor” em Bracara Augusta, assumindo em rigor todo o ritual do Casamento Romano, num espetáculo onde intervêm dezenas de figurantes. As inscrições são feitas online. Pode consultar neste site o regulamento da participação.

Uma tradição que celebra Bracara Augusta

O evento Braga Romana assinala os primeiros tempos de vida daquela que foi a opulenta cidade Bracara de Augustus. O programa pretende transportar a cidade para os tempos do Império Romano, recriar a dinâmica de um mercado da época e reviver a tradição comercial que marcava a vida urbana romana.

Ao longo de cinco dias, além da recriação do mercado romano, vai haver lugar para a demonstração de artes circenses, representações dramáticas, simulações bélicas, personificações mitológicas, malabarismos, interpretações musicais e bailados da época de Bracara Augusta. Esta “viagem no tempo” inclui também a organização de uma escola romana, uma área de animação infantil e a tradicional receção de Augusto, em que se procede à leitura do édito fundador e à nomeação do administrador da cidade.

As festividades incluem ainda dois cortejos romanos pelas ruas do centro histórico da cidade, uma de dia e outra de noite. Quanto à sua origem, terminadas as Guerras Cantábricas que puseram fim à conquista da Península Ibérica, e instalada a pax romana, o imperador romano César Augusto funda três cidades no noroeste da Hispânia: Bracara Augusta, Lucus Augusti e Asturica Augusta.

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA