na cidade

Um festival de dança internacional e outros programas gratuitos para fazer em Braga

Um pouco por todo o concelho há atividades para os miúdos ou para ir com amigos. Espreite as nossas sugestões.
Há muito para fazer.

Sabemos que as condições meteorológicas não são as mais agradáveis para este fim de semana, mas as boas notícias é que em Braga não faltam propostas para animar os próximos dias com a família ou com os amigos. O grande destaque deste fim de semana é o regresso da nona edição do Braga International Video Dance Festival, que arranca esta sexta-feira, 11 de abril, pelas 21h30, no gnration.

O evento é promovido pela Arte Total e quer ser um “ponto de encontro entre corpo, tecnologia e arte”, onde artistas, investigadores, estudantes e o público se cruzam num espaço de descoberta e experimentação. O festival vai trazer à mais moderna sala cultural bracarense uma seleção de dez filmes, vindos dos quatro cantos do mundo. São obras que exploram a dança contemporânea e que, ao mesmo tempo, abordam questões atuais, como a política, convidando os espectadores a refletir sobre algum tema.

O festival apresenta ainda duas categorias competitivas, o “Video Dance” e “Short Video Dance”, com três prémios em jogo, melhor vídeo de dança, melhor curta de dança e a escolha do público. A entrada no festival é gratuita.

Outro ponto alto do fim de semana acontece no sábado, a partir das 10 horas. Falamos de mais uma edição do Plant Based Market que regressa ao Mercado Municipal para os bracarenses (e não só) explorarem a diversidade de produtos (e algumas guloseimas) à base de plantas. Haverá vendedores, degustação de pratos e outras surpresas. É o evento ideal para veganos ou para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável, para além da alimentação.

Também no sábado, pelas 21h30, o programa municipal “Descentrar” que pretende democratizar o acesso à cultura, traz uma proposta inusitada. O convite é para uma visita encenada noturna “A Fé do Mártir” em homenagem a São Victor. Trata-se de uma visita com duração de dois horas com paragens na Capela de São Victor, na Casa do Areal, na Alameda Exterior do cemitério de Monte d´Arcos, n’O Velho e, por fim, na Igreja de São Victor. 

A encenação constrói-se em três atos que querem relembrar os momentos mais marcantes da história de São Victor: o seu nascimento em plena época de adoração às divindades romanas, a sua firme recusa em renegar a fé e consequentes martírios e, por fim, a ascensão aos céus que fez de Victor um santo. Este percurso singular pela cidade quer unir património, teatro e memória, enquanto promove o enraizamento cultural e a celebração da identidade bracarense. 

Espreite outros programas gratuitos para fazer este fim de semana em Braga na lista abaixo.

Sexta-feira

18 horas — Talk da Semana Santa em Braga na FNAC do Shopping Braga Parque.

Todo o dia — Exposição de pintura “Entre Linhas e Cores” de Mário Lima, na Livraria Centésima Página.

Todo o dia — Exposição fotográfica “Braga: rosto em mutação” sobre a evolução de Braga nos últimos 200 anos no Mercado Municipal.

Sábado

10 às 13 horas — Visita guiada ao Arquivo Municipal de Braga.

15 horas — Conversa com os bailarinos Francisco Camacho, Meg Stuart e a artista Vera Mota, no Theatro Circo.

15h30 — Apresentação do livro “Breviário de vingança”, de João Nuno, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

16 horas — Quiz musical na FNAC do Shopping Braga Parque.

17 horas — Espetáculo de marionetas “Conta Devagar, Red Cloud”, no Centro de Juventude de Braga.

21 horas — Concertos de coros universitários do norte, na Reitoria da Universidade do Minho.

23h30 — Concerto de tributo a Bryan Adams, na Taberna do Peter.

Domingo

11 horas — Hora do conto com Inês Melo no FNAC do Shopping Braga Parque.

15 horas — Oficina de oleiro para miúdos no FNAC do Shopping Braga Parque.

16h30 — Concerto de apresentação do EP “Postal em Branco” de Marta Lima no FNAC do Shopping Braga Parque.

Se vai aproveitar o fim de semana para receber alguns amigos em casa, carregue na galeria para conhecer algumas propostas de sobremesa saudáveis (mas saborosas).

 

MAIS HISTÓRIAS DE BRAGA

AGENDA