Sabemos que as condições meteorológicas não são as mais agradáveis para este fim de semana, mas as boas notícias é que em Braga não faltam propostas para animar os próximos dias com a família ou com os amigos. O grande destaque deste fim de semana é o regresso da nona edição do Braga International Video Dance Festival, que arranca esta sexta-feira, 11 de abril, pelas 21h30, no gnration.
O evento é promovido pela Arte Total e quer ser um “ponto de encontro entre corpo, tecnologia e arte”, onde artistas, investigadores, estudantes e o público se cruzam num espaço de descoberta e experimentação. O festival vai trazer à mais moderna sala cultural bracarense uma seleção de dez filmes, vindos dos quatro cantos do mundo. São obras que exploram a dança contemporânea e que, ao mesmo tempo, abordam questões atuais, como a política, convidando os espectadores a refletir sobre algum tema.
O festival apresenta ainda duas categorias competitivas, o “Video Dance” e “Short Video Dance”, com três prémios em jogo, melhor vídeo de dança, melhor curta de dança e a escolha do público. A entrada no festival é gratuita.
Outro ponto alto do fim de semana acontece no sábado, a partir das 10 horas. Falamos de mais uma edição do Plant Based Market que regressa ao Mercado Municipal para os bracarenses (e não só) explorarem a diversidade de produtos (e algumas guloseimas) à base de plantas. Haverá vendedores, degustação de pratos e outras surpresas. É o evento ideal para veganos ou para quem quer adotar um estilo de vida mais saudável, para além da alimentação.
Também no sábado, pelas 21h30, o programa municipal “Descentrar” que pretende democratizar o acesso à cultura, traz uma proposta inusitada. O convite é para uma visita encenada noturna “A Fé do Mártir” em homenagem a São Victor. Trata-se de uma visita com duração de dois horas com paragens na Capela de São Victor, na Casa do Areal, na Alameda Exterior do cemitério de Monte d´Arcos, n’O Velho e, por fim, na Igreja de São Victor.
A encenação constrói-se em três atos que querem relembrar os momentos mais marcantes da história de São Victor: o seu nascimento em plena época de adoração às divindades romanas, a sua firme recusa em renegar a fé e consequentes martírios e, por fim, a ascensão aos céus que fez de Victor um santo. Este percurso singular pela cidade quer unir património, teatro e memória, enquanto promove o enraizamento cultural e a celebração da identidade bracarense.
Espreite outros programas gratuitos para fazer este fim de semana em Braga na lista abaixo.
Sexta-feira
18 horas — Talk da Semana Santa em Braga na FNAC do Shopping Braga Parque.
Todo o dia — Exposição de pintura “Entre Linhas e Cores” de Mário Lima, na Livraria Centésima Página.
Todo o dia — Exposição fotográfica “Braga: rosto em mutação” sobre a evolução de Braga nos últimos 200 anos no Mercado Municipal.
Sábado
10 às 13 horas — Visita guiada ao Arquivo Municipal de Braga.
15 horas — Conversa com os bailarinos Francisco Camacho, Meg Stuart e a artista Vera Mota, no Theatro Circo.
15h30 — Apresentação do livro “Breviário de vingança”, de João Nuno, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
16 horas — Quiz musical na FNAC do Shopping Braga Parque.
17 horas — Espetáculo de marionetas “Conta Devagar, Red Cloud”, no Centro de Juventude de Braga.
21 horas — Concertos de coros universitários do norte, na Reitoria da Universidade do Minho.
23h30 — Concerto de tributo a Bryan Adams, na Taberna do Peter.
Domingo
11 horas — Hora do conto com Inês Melo no FNAC do Shopping Braga Parque.
15 horas — Oficina de oleiro para miúdos no FNAC do Shopping Braga Parque.
16h30 — Concerto de apresentação do EP “Postal em Branco” de Marta Lima no FNAC do Shopping Braga Parque.
Se vai aproveitar o fim de semana para receber alguns amigos em casa, carregue na galeria para conhecer algumas propostas de sobremesa saudáveis (mas saborosas).